fbpx

Como fazer as melhores imagens de capa para vídeos do YouTube?

Separamos dicas simples de aplicar e importantes para suas capas chamarem mais a atenção

Você sabe que, ao se fazer o upload de um novo vídeo para o YouTube, o sistema escolhe, por padrão, uma moldura aleatória como uma miniatura. Mas, também é possível carregar uma imagem personalizada que você editou anteriormente em seu computador.

Nós sempre recomendamos que você use a segunda opção. Produzir sua imagem de capa vai lhe permitir dispor de um material de mais qualidade. Sem dúvidas, será mais atraente do que o gerado automaticamente pelo YouTube, chamará mais atenção e representará melhor o conteúdo do seu vídeo.

Essa pode até parecer uma questão simples, mas garantimos que você tem muito a ganhar ao otimizar seu canal com melhores imagens de capas em todos os vídeos. O objetivo é ajudar a cativar o espectador antes mesmo de clicar no vídeo. Por exemplo, nos resultados de pesquisa ou vídeos relacionados, o internauta escolhe nossos vídeos na frente do vídeo de outro canal e a imagem que aparece de frente é um ponto essencial na disputa para atenção da audiência.

 

Confira, agora, 10 dicas para fazer as melhores capas de vídeo

 

  1. Pense no público

Coloque-se no lugar dele. As pessoas têm muitas coisas para ver na Internet e pouco tempo. É por isso que eles querem saber o que é o seu vídeo sem ter que clicar nisso. Então, essa capa precisa ser capaz de contar uma história. Ou, pelo menos, ser representativa dos primeiros 30 segundos do vídeo.

 

  1. Mostre uma pessoa

As capas que mostram que uma pessoa performam melhor do que as que não. Tiros curtos de pessoas sempre têm bons resultados. Está provado que, se a miniatura mostra que uma pessoa que olha diretamente para os olhos do visualizador funcionará ainda muito melhor.

 

  1. Use cores brilhantes

Para se destacar nas capas, use cores brilhantes e contrastantes. Não use cores claras. Por sinal, você sabia que, de acordo com o YouTube, a cor amarela, quando usada como cor de fundo para a capa, obtém mais visualizações?

 

  1. Cuide da imagem

Use imagens de alta definição. Nunca coloque uma imagem difusa. Sua capa deve ser um JPG, GIF ou PNG. Ele mede 1280 x 720 pixels ou 1920 x 1080 pixels (ou seja, 16: 9) e pesa menos de 2MB.

 

  1. Adicionar texto

Uma ótima ideia é adicionar texto às suas capas. Isso mostrará de forma rápida e clara que o conteúdo do vídeo está trazendo. Mas não vá exagerar. Mais de 6 palavras seriam demais! E não esqueça que a cor do seu texto deve contrastar muito com o plano de fundo. Caso contrário, será difícil de ler.

 

  1. Inclua o logotipo

É sempre uma boa ideia adicionar sua marca à capa de seus vídeos. Desta forma, as pessoas podem reconhecer rapidamente que o vídeo é seu. Mesmo quando o vídeo é incorporado, incorpore o YouTube.

 

  1. Defina um estilo

Também é importante que você trabalhe com um estilo de capas, que é repetido em todos os seus vídeos. Isso ajuda o os espectadores a facilmente identificar os vídeos. Obviamente, cada capa deve ser diferente, mas seguirá cores ou padrões de design que unifiquem o estilo.

 

  1. Diferencie os tipos de vídeo

Se você fizer vários tipos de vídeos diferentes em seu canal, outra boa opção é definir um estilo de capa diferente para cada tipo de vídeo. Você pode jogar, por exemplo, com as cores. Por exemplo, você pode adotar o padrão de ter capas com um fundo preto e branco, mas usar textos com cores diferentes nesse fundo. Então, ao navegar no canal, o espectador saberá facilmente que tipo de conteúdo cada vídeo possui.

 

  1. Ilustra o conteúdo

Não use para suas imagens de capa que não estão relacionadas ao conteúdo do vídeo. Tentando enganar o espectador só lhe dará comentários ruins e desgostos.

 

  1. Pense nos diferentes dispositivos

Por fim, é muito importante que você se assegure de que suas capas vejam bem em dispositivos de tela grande e móveis. Que, quando se vê em uma pequena tela, as cores continuam a contrastar entre elas, que os textos permanecem legíveis, etc.

Share this article

Leave a comment